domingo, 31 de março de 2013

A homossexualidade sob a lupa da ciência - II (ou por que Malafaia está errado)


(Credit: iStockphoto/Salon)
Dias atrás acompanhei pelas redes sociais, meio a contragosto, um debate sobre homossexualidade e ciência. De um lado o biólogo Elí Vieira, do outro o pastor Silas Malafaia. Um dos argumentos utilizados por este último é que ao não existir um “gene da homossexualidade” esta seria uma opção individual motivada por traumas na infância, imposição cultural, entre outras possibilidades.

O pastor não está completamente errado. De fato, até agora não foi identificado um gene que esteja diretamente relacionado com a homossexualidade. E mais, esta é difícil de ser explicada desde o ponto de vista evolutivo. Se optarmos por parceiros do mesmo sexo não teremos descendentes e com isso nossos genes não passarão adiante.

Mas o fato é que a homossexualidade existe e sempre existiu na história da humanidade, como explicá-la então? Com explicar biologicamente a preferência por uma pessoa do mesmo sexo na falta desses dois ingredientes básicos?

Aí que está a falha do pastor. A não existência de um gene para a homossexualidade não significa que esta não possa ter um cunho genético. Vejamos por que.

Como sabemos, cada célula de nosso corpo tem uma dupla hélice de DNA e nela estão contidos todos os genes. Cada gene tem a receita para tudo que nosso corpo é ou faz. Isto vai desde a cor da pele, olhos, nossa anatomia, fisiologia, o controle de outros genes e até boa parte do nosso comportamento.

Um exemplo, em nosso DNA existe um gene responsável pela produção de insulina. Assim, células no pâncreas produzem essa proteína que é fundamental para controlar os níveis de açúcar no sangue. Quando essas células falham o nível de insulina cai e surgem doenças metabólicas como a diabetes. Se bem é fundamental que as células do pâncreas produzam insulina, não seria recomendável que células musculares que fazem o coração bater também o fizessem. Mas estas também têm os genes para produzir insulina, por que então as células do pâncreas produzem e as do coração não?

Cientistas descobriram que ao redor da molécula de DNA existe uma “nuvem” de proteínas que tem como função ligar e desligar certos genes. Essas proteínas recebem o nome de marcadores epigenéticos (MEs). São eles que determinam se um gene vai estar ativo ou não. No pâncreas eles ligam o gene para produzir insulina, no coração e outros órgãos eles o desligam. Assim, a ação dos MEs passa a ser quase tão importante quanto os próprios genes.

À diferença dos genes, que passam de pais para filhos, acreditava-se que os MEs eram zerados na hora da formação de um novo ser (no momento da fecundação). Mas nos últimos anos ficou claro que em alguns casos a informação epigenética não é completamente eliminada e algo passa para os descendentes.

Isso tem consequências importantes. MEs podem ser formados em resposta a acontecimentos específicos durante a vida do indivíduo. Em situações de fome intensa, por exemplo, podem ativar genes que potencializem o aproveitamento da pouca comida que é ingerida. Se esses MEs passam para o filho, os genes deste também serão ativados de forma que uma dieta normal poderá gerar um quadro de obesidade (no filho), já que os genes –ativados pelos MEs paternos- continuarão passando a instrução de aproveitar ao máximo cada grama de alimento ingerido.

Em um artigo recente cientistas postularam que este mecanismo poderia também estar implicado com aspectos de preferência sexual. Em situações normais, o embrião em formação cria MEs que o protegem da flutuação dos níveis de testosterona da mãe. Altos níveis de testosterona durante a gravidez podem masculinizar embriões femininos, e da mesma forma baixos níveis de testosterona feminizar embriões masculinos afetando a conformação dos genitais e até a preferência por parceiros sexuais na vida adulta. 
Assim, MEs trabalham ligando e desligando genes para neutralizar os possíveis efeitos nocivos da flutuação de testosterona. 
Mas o que aconteceria se MEs do pai fossem transferidos à filha em gestação, ou os da mãe ao filho?  Neste caso sob a ação dos MEs paternos genes “masculinizantes” seriam ativados na filha, ou no caso oposto, MEs da mãe ativariam no filho genes feminizantes. As consequências seriam óbvias.

É isso aí, mesmo não havendo gene da homossexualidade esta sim poderia ser resultado da ação dos genes em conjunto com MEs. O mecanismo é simples e o insight dos cientistas ao entendê-lo, brilhante.

Claro que isto não vai mudar a opinião de quem está utilizando a ciência apenas para defender suas crenças. E, mais importante, se bem a explicação científica é fascinante, o recado que mais interessa é que, simplesmente, não temos o direito de determinar como os outros devem viver suas vidas. Não podemos de forma alguma negar direitos constitucionais em virtude de etnia, crença, orientação sexual... Não podemos trocar o Estado de Direito previsto na Constituição pelas orientações dos livros religiosos.

Assim de simples.

Fontes:
1 - William R. Rice, Urban Friberg, and Sergey Gavrilets. Homosexuality as a Consequence of Epigenetically Canalized Sexual Development. The Quarterly Review of Biology, 2012; 87 (4)
2 - J. A. Hackett, R. Sengupta, J. J. Zylicz, K. Murakami, C. Lee, T. A. Down, M. A. Surani. Germline DNA Demethylation Dynamics and Imprint Erasure Through 5-Hydroxymethylcytosine. Science, 2012; DOI: 10.1126/science.1229277

70 comentários:

  1. Procuram de tudo e até dão asas a imaginação,afim de alegar e ou nos fazer engolir que ser gay(homo-sexual)é lindo,belo e maravilhoso,o que na verdade não é,e sim uma mentira escabrosa,tem uma parte da sociedade que quer neutralidade por se ver favorecida por esta ou aquela opinião,Na bíblia esta escrito que Deus fez o HOMEM e MULHER e sim também os animais,fora isso não fora criado um terceiro sexo,sendo assim Não existe "Adão e Ivo ou Eva e Vilma "isso é LASCÍVIA,pessoas que por traumas na infância,e falta de uma boa educação,ficam com medo de um relacionamento normal e medo de formar uma família fugindo de suas responsabilidades,por temerem causarem a seus filhos os mesmos traumas por eles sofridos,preferindo assim uma vida fácil e sem compromissos , resumindo um bando de revoltados querendo culpar a sociedade por serem fracos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Whitaker.

      Primeiro ponto. Se quiser realmente uma discussão honesta a respeito da realidade, não use a bíblia como código de conduta moral. Há muito mais falhas na mesma do que acertos neste sentido, e se formos realmente fazer análises literais às passagens que podem ser duramente repreendidas, poderemos explicar e justificar qualquer absurdo tanto de hoje quanto do passado.

      Segundo ponto. Ninguém faz outra pessoa "engolir" algo se a mesma não for forçada ou consentida. Exercer a liberdade de manifestação é Constitucional, queira você ou não. E ainda, cada um deveria saber cuidar dos seus orifícios segundo a própria orientação, não acha?

      Terceiro ponto. Há uma boa quantidade de estudos em nível cortical que tem demonstrado o comportamento diferenciado e reação a estímulos de pessoas com orientação homo e heterossexual. Negligenciá-los para dar suporte ao que alguém diz ser correto para si parece não ser muito inteligente.

      Quarto ponto. Estudos envolvendo epigenética parecem desempenhar um horizonte novo para a investigação do componente genético (e não apenas comportamental) relacionado à homossexualidade, o que faria ruir qualquer explicação relacionada a traumas infantis mal resolvidos.

      Finalizando. Sou heterossexual, muito bem resolvido por sinal. Não sou adepto de movimentos que buscam a afirmação de minorias ditas socialmente reprimidas. Mas não consigo compactuar com qualquer cidadão que diga que há um caminho melhor para seguir que suprima a liberdade de outro indivíduo, mesmo que contrarie as próprias premissas.

      Excluir
    2. Como não foi Deus que criou o ser humano e como Adão e Eva é apenas um mito copiado de outros mitos pagãos, essa explicação de que "Deus fez o HOMEM e MULHER" e não um terceiro sexo já nasceu furada... Por outro lado a biologia tem bem comprovada a origem do ser humano a partir de outros primatas, animais como nós e que também tem mais do que uma opção para suas relações sexuais e sem culpa.

      Excluir
    3. Whitaker...
      Engraçado este seu discurso ser praticamente idêntico ao do meu pai, que é assumidamente homofóbico. É o mesmo discurso com os mesmo argumentos.
      Saiba que eu respeito sua opinião, mas acho que ela é, digamos, pequena. Pequena no sentido de ser medíocre, sem profundidade.

      Só quero que pense um pouco... Se a homossexualidade fosse uma opção, você realmente acha que as pessoas optariam por uma vida onde seriam discriminadas, excluídas, violentadas, humilhadas? Acha mesmo que a homossexualidade é uma consequência de medo de um relacionamento "normal"? MEDO?
      Acho que não... Muitos homossexuais tem MEDO é de ser quem eles são, na nossa cultura machista que discrimina e exclui as pessoas pelo simples fato de serem pessoas diferentes. Eu tenho certeza que se fosse uma opção as pessoas não optariam por viver uma vida assim.
      Não vejo homossexuais culpando a sociedade... Vejo a sociedade culpando homossexuais por serem quem eles são. Ninguém quer que as pessoas concordem ou achem o homossexualismo "bonito", eles só querem ser respeitados, por que é um direito deles. Antes de serem homens ou mulheres, gays ou não, cada um é CIDADÃO, e como tal tem direitos e deveres. É DEVER de cada um respeitar, e é DIREITO de cada um ser respeitado. Não estou aqui dizendo que você faltou alguém com respeito, pelo contrário, você expressou sua opinião sem ferir ninguém, mas acho que suas palavras foram precipitadas ao dizer que as pessoas querem que todos achem o homossexualismo "lindo, belo e maravilhoso" e que homossexuais "ficam com medo te um relacionamento normal" e que são "um bando de revoltados querendo culpar a sociedade por serem fracos".
      Na minha opinião eles não são fracos, ao contrário, são muito fortes por suportar toda a pressão da sociedade de cabeça erguida e por lutarem por seus direitos.

      Excluir
    4. Caril Amaral gostaria que responde-se racionalmente uma questao que tenhoo

      creio na evolução, vejo isso dia dia, todos vemos
      sabemos tambem quem homem+mulher= novos seres h
      homem+homem = n ah vida

      uma suposição
      digamos, que existi-se uma cidade ou país formado apenas por homossexuais, a previsão otimista para essa população nao passaria de 100 anos, como h+h n gera vida, isso para mim, é uma prova em que MESMO que se descubra que o homossexualismo é genético, para mim n deveria ser aceito ou incentivado, vida gera vida, ao meu ver, tudo aquilo que nao gera vida ou é erros e desvio do padrão correto, qual sua opinião sobre essa questao?

      Excluir
    5. Não, é simplesmente uma opção do indivíduo, assim como foi sua opção ser um cristão cego, acéfalo, preconceituoso, autoritário e opressor.

      Excluir
    6. interessante que nem toquei e não disse nada de religioso, parabéns para você :D eu posso ser tudo isso que você falou mais eu lutarei com todas minhas forças para não te ofender e parti para agressões :D boa tarde Anônimo bem liberal e nada opressor (y)

      Excluir
    7. Rafael Bastos você acredita que a homossexualidade não deveria ser aceita ou incentivada pelo único fato de não haver modos naturais de procriação entres seres da mesmo sexo.

      Uma resposta do ponto de vista de sua suposição analfabeta :

      A China agradece a homossexualidade.

      Excluir
    8. Oi Anne! O que a ciência descobriu até o momento sobre a origem da homossexualidade? Existe um gene gay? A orientação sexual de um indivíduo é influenciada ainda no útero materno? Compartilho com você o meu estudo, o qual aborda as principais teorias nos campos da Biologia e da Genética, sustentadas por pesquisas científicas de impacto realizadas ao redor do mundo. Espero que lhe seja útil.
      http://www.arvore.org.br/seer/index.php/sciresalutis/article/view/ESS2236-9600.2013.001.0006

      Excluir
    9. Oi Caril Amaral.
      Acho fantástico que não concorde em usar a bíblia para uma discussão honesta referente a homossexualidade, e usa como seu pretexto mal explorado que a mais falhas do que acertos neste sentido, adoraria que me indicasse alguns dessas falhas que realmente tenha sentido baseado em preceitos universais aprovados socialmente, assim me mostraria que não concluiu isso por você própria, me mostrando assim que estava enganado ao afirmar que eram pretextos mal explorados, que se sentindo ofendida pessoalmente por opiniões decidiu acrescentar em seu texto sarcástico.

      Em segundo lugar, existe uma exposição firme de preceitos coniventes com a homossexualidade empostas aqueles que não concordam com a mesma, não venha você dizer sobre liberdade de expressão se hoje em dia uma pessoa que apoia opiniões como a do pastor Silas Malafaia são mais oprimidas que as que não concordam. Alias desconheço a massa religiosa que não cuida dos sues próprios orifícios sendo a homossexualidade de respeito da igreja muito antes que da própria ciência, a saber que nunca vi um evangélico desrespeitar um homossexual a ponto de tentar força-lo a aceitação de seu credo, porem vendo de outro ângulo já me assusto com o tanto de relatos de pessoas que agridem os mesmos por sua posição referente ao assunto.

      Terceiro, não existem afirmações exatas na ciência que afirme sobre o assunto, mas sim teorias mais e menos aprovadas lembrando que a ciência é relativa de ponta vive se modificando de acordo com seus estudos mais expansivos.

      Quarto ponto, o estudo genético ainda aponta o mesmo resultado, assim lhe peso que se apoie em coisas já concretas da próxima vez, se houver.

      pra finalizar, digo a você que sou um heterossexual que já viu seus amigos recebendo libertação da homossexualidade. não apoio a repressão da opinião alheia pois sei que isso é tolice, mas sei bem defender meus ideais e diferente de você não gosto de usar sarcasmo para tentar sobrepor minha opinião, menos ainda me escondo atrás da bíblia ou da ciência para não dizer a verdade sobre oque eu concordo ou não concordo sei que não concordo com homossexualidade porem isso não me faz intolerante com quem concorda, e nem me faz ter raiva dos homossexuais. amo homossexuais porem não gosto da homossexualidade é simples, assim como te digo que tenho 16 anos e você pode não querer me responder por ter um enorme desrespeito e preconceito com minha faixa etária porem se sua opinião não vir de forma desrespeitosa para mim não me importa oque você penca.

      Excluir
    10. Anônimo de 16 anos, sobre "opiniões como a do pastor Silas Malafaia" serem oprimidas merece um esclarecimento. O problema com Malafaia, Feliciano e outros é que eles tentam impor seus respectivos pontos de vista mediante a aprovação de leis que restringem a liberdade individual. O problema aqui é de direitos civis,e não de opinião. Pense sobre isso.

      Excluir
    11. Me dói um pouco como humano, o fato das pessoas simplesmente repetiram um discurso que não entendem, devido ao medo ou para se aconchegar a um grupo.

      Mas ainda ha esperança. Tem um monte de gente, assim como eu e outros que aqui comentaram que tem uma visão critica do mundo, pautada na racionalidade e na logica, e não simplesmente na emoção causada pela masturbação mental de uma esperança em um devir espiritual.

      Ninguém é obrigado a gostar de ninguém. Mas todos tem que respeitar. Associar a homossexualidade a uma falta de boa educação e etc, alem de ser uma ofensa estupida é uma opinião arcaica demais! Assim como foi ridículo cada palavra em seu comentário a cima , por não conter sequer um argumento que pudesse embasar sua primata opinião que é pautada numa alienação de mitos que lhe foram empurrado goela abaixo e que vc engoli sem procurar a logica. Ter fé não é errado, errado é ser uma fé cega, tao cega ao poto de fazer pessoas como vc comentarem tanta abobrinha em uma pagina tao séria!!

      Excluir
    12. Que tipo de pessoas fica procurando conceitos genéticos, para dps criticar e falar da bíblia ? WTF ? qual lógica disso?
      Está curioso sobre genética ? beleza, muito legal da sua parte. Mas sente e leia, n venha com criticas desnecessárias. As pessoas entraram na página para ler sobre genética, e n sobre termos religiosos, então seus argumentos são desnecessários.
      Obrigado

      Excluir
    13. Rafael Bastos vc disse tudo que não gera vida é desvio de padrão h+h não gera vida e deste modo não deve existir e ser aceito. Logo, com base na sua afirmação casais heteros que são infértil não deve existir pq eles não geram vida devido uma condição que está fora do controle próprio, veja o quão absurdo sua afirmação se torna e prova que você não conhece nada sobre evolução humana, incluindo mais um ingrediente na sua vida inútil e machista se assim fosse sua afirmação verídica vc somente seria permitido de ter relações com sua esposa, namorada ou seja lá o que vc tiver somente quando for ter um filho pq caso contrario seu objetivo não é gerar vida, mais simplesmente buscar prazer sexual.

      Excluir
    14. Malafaias e' um idiota !! Deus nao criou o homem. O homem criou Deus ha milhares de anos, e hoje a religião e' a gaiola do homem.

      Excluir
    15. Nasci num berço cristão, fui criado acreditando num Deus amor, um Deus que entregou seu filho para morrer por nós, e não só por mim, vocês podem não acreditar, mas eu acredito, e tenho certeza que meu Deus Não deixa de amar alguém, por que esta pessoa é homossexual, ou por que roubou a vida o dinheiro ou a felicidade de outro alguém, Deus é justiça, mas nunca deixa de ser Amor, e perdoa,e ao contrario do que os outros pensam, ele não aprisiona os homens em gaiolas com regras estupidas, ele nos da assas pra voar e escolher onde pousaremos, no galho bom ou no galho com espinhos,e espero que os que dizem amá-lo como eu o amo comecem a enxergar suas próprias falhas e atitudes negativas, e busquem mudá-las,Porque Jesus nunca deixaria de abraçar outro homem que precisasse pelo simples fato dele ser homossexual ou ate mesmo estar nu. sem se importar de ser alvo de preconceitos(o que inclusive aconteciam contra ele e ainda acontece ).

      Excluir
    16. é impressionante...

      Sou heterossexual ...mas não sou desumano....

      o interessante ´é o por que de tanta raiva...tanto rancor por:

      1- os gays casarem

      2- os gays serem felizes como quiserem

      3-os gays terem os direito como os heterossexuais tem de demonstrar a sua afetividade .

      4- pensem....faz quem quer...vive isso quem quer...assim como muitos vivem as mais loucas experiências da vida tal como lutar MMA que tambem não está na genética humana ou ainda ser padre pedófilo ou pastor ou político ladrão....querem colocar os gays em um patamar de "coisas ruins" em que sinceramente não estão...todo o dia se escuta as desculpas mais esfarrapadas para se vender Blíblia a 800,00, bília para a mulher...para para a criança ...para o homem e por ai vai....pedem para não pagar aluguel e dar para a IGREJA ...veja no you tube...e os gays que fazem> apenas querem viver a vida deles e buscam uma explicação....não para eles ...mas talvez para a sociedade os aceitarem....se eu tiver um filho gay ou se eu vier a sentir e me assumir gay...ninguem tem nada a haver com isso... e o respeito deve ser dispensado igualmente como oo é aos heteros....to de saco cheio de ver HOMOFOBICOS atacarem os gays ...mas não serem machos para atacar governos corruptos e a roubalheira dos aumentos desenfreados dos impostos....é muito fácil bater em quem não vai retríbuir....dai é neles que se desforra toda uma sorte de frustrações e se pratica a maior perseguição e bulling da história....at´r ontem eram os umbandistas e candomblecistas a serem atacados...como os foram os negros...a sociedade tem que deixar de ser cretina e cínica...pois debaixo dos panos quantos não fazem coisas piores.;..? tal como usar drogas...estuprar ou matar em nome de seu time do coração?

      Excluir
    17. Pessoal hétero cristão. Façam um favor. Não percam tempo em permanecer lendo estas "coisas" sobre homossexualismo ou homossexualidade, como queiram. É nítido que os que são a favor de besteiras como estas, estão advogando em causa própria!!! Coisa incrível a concordância com certas "teorias científicas" sem nenhuma...nenhuma sustância. Nada, absolutamente nada de concreto. Nada. Mas insistem em dizer que "é normal". Façam então o favor de:
      Pensar que estão certos;
      A maioria são homossexuais;
      Os estudos são formalizados por homossexuais;
      Deixem pensar que a humanidade veio do Big Bang, poeira cósmica e de uma força extraordinária inexplicável;
      O evangelho é uma bosta que contém mentiras, não serve como conduta de vida e foi modificada pela mãos de homens (talvez homossexuais);
      O normal, natural é sentir tesão por outra pessoa do mesmo sexo, transar, fazer o que quiser na vida, afinal somos livres;
      Lembrar que o maior homem do mundo é Stephens Hawkins, cientista maior de todos os tempos;
      Deus não existe, foi uma ideologia que colocaram na cabeça de alguns idiotas e é atraso de vida para a humanidade. Jesus, então, nem pensar...!!;
      O correto é isto aí em cima. Que postaram. Está certíssimo. Natural, normal, tudo de bom!!!;
      Girafa faz, Libélola faz, macaco faz, então porque nós também não podemos fazer??? Reino animal, lembram???;
      Já, já, escutem, já, já, homem transar com uma cadela, uma vaca etc, irão dizer que a ciência descobriu uma outra proteína na célula do pênis ou do anus do ser humano que desenvolveu inexplicavelmente e está fazendo o homem sentir tesão por animais irracionais e assim por diante...;
      Normal, natural...;
      Criticar opiniões não significa discriminar pessoas!!! Mas os homossexuais não as suportam!!!
      Tenho parentes e amigos gays e vivo bem com eles, mas pelo amor de Deus...ops...deculpe....Deus não existe, falar que é natural, normal...
      Eis o que um cientista disse: E este falou mesmo. Não é tese. Não é teoria - "Toda a civilização humana está baseada nas relações sexuais entre homem e mulher, porque só ela pode perpetuar a espécie, que é mais importante que o próprio indivíduo".

      Excluir
    18. Não vejo problemas ou um motivo para considerar a homossexualidade errada, pois para mim algo errado é aquilo que de alguma forma gera malefícios, como por exemplo matar, é ruim para a pessoa porque ela vai perder a vida, e até ruim para outros porque estes sofreram com o luto. Outro exemplo é tacar fogo em um prédio, pois fazendo-o gera prejuízos e até mortes., mas a homossexualidade só afetará o próprio homossexual, o que não é ruim, já que ninguém sofrerá ou terá algum malefício, e alguém com quem ele se relacionar, que, já que está se relacionando com o primeiro, deixa implícito (ou explícito, para os mais entendedores do meio social) de que ele não está sendo prejudicado, logo não há algo ruim em ser homossexual.
      Outro dia me apresentaram o argumento de que os homossexuais, e a homossexualidade, são ruins porque assim há estupros por parte de alguém com o mesmo sexo, mas eu já combato dizendo que ser homossexual não te faz um estuprador, tanto é que existem héteros que estupram e homossexuais que não. Devemos nos conscientizar de que só porque alguém tem uma característica ou é de alguma "classe" social, não quer dizer que os estereótipos sobre esta sejam verdadeiros. Como exemplo, conheço vários gays que não são afeminados, e sim machões, conheço várias mulheres extremamente fortes e inteligentes, conheço vários negros que não são ladrões e também conheço caras héteros que são bem afeminados, eu de certa forma sou afeminado, mesmo sendo hétero.
      Por último, vou falar de religião, que foi bastante comentada aqui. Eu não creio que a religião traga ignorância, é verdade que há crentes ignorantes, é, é verdade que há ateus ignorantes, também! Alguém é ignorante porque quer, e não pela religião, pois a religião, ainda mais, traz ensinamentos valiosíssimos, como por exemplo, se alguém te bater, ofereça a outra face, entre outros. Antes que falem qualquer coisa, já afirmo que sou ateu e que, quando eu era menor, eu tinha pensamentos bem negativos sobre a igreja e as religiões em geral, mas quando cresci me informei melhor e já tenho uma posição imparcial para com elas, pois elas têm seus lados negativos, sim, mas também têm seus lados positivos. Digo isso, mesmo sendo ateu.

      - Glauber Jungbluth

      Excluir
    19. Antes de falarem mal da sexualidade do outro, se olhem no espelho.... se vcs nao gostam dos homossexuais pq procuram sobre eles ???? vao cuida da vida de vcs, cada um tem sua vida e fazem delas oq bem quiserem....

      Excluir
    20. E quem disse que ser gay é considerado um terceiro sexo? Homossexualidade ou heterossexualidade são uma variação da sexualidade. Totalmente normais. Só porque dois iguais não podem reproduzir, não quer dizer que seja algo ruim, eles podem usar outros meios, existe inseminação artificial por exemplo, mas acredito que a homossexualidade do ponto de vista da evolução seja algo para controlar a população, como no Reino animal existe seus predadores para controlar a quantidade de animais, entre os humanos seria a homossexualidade para controlar, e cada vez nós vemos que existe algo genético falando a favor da homossexualidade. Eu creio que vai chegar o dia em que os direitos dos homossexuais sairá da visão dos preconceituosos como algo privilegiado para direitos iguais.

      Excluir
  2. Uma coisa é certa, eu imagino, ser homossexual é matar um leão por dia. E o leão, às vezes, mora dentro do próprio homossexual. Para ser homossexual e viver plenamente com dignidade é preciso ser muito forte, fortíssimo. Acho uma grande bobagem as pessoas ficarem preocupadas e procurando os porquês do gosto sexual, porque na vida, inventada vida de sentido efêmero, o que vale mesmo é o amor. E o amor, é outra coisa que não se explica, é preciso vivê-lo na carne e transformá-lo em alma. Da minha parte, este leão já está morto há muito tempo, não passa de um gatinho. Que gato!!!

    ResponderExcluir
  3. Paulo Jose Boscaro4 de abril de 2013 12:50

    parabens ao professor. brilhanate os ensinamentos sobre a "nuvem" que age nos gens. Gostaria de complementar que "Deus" ou quem assim denominarmos não criou homem e mulher (fisicos) mas almas eternas, que nascem em corpos fisicos masculinos ou femininos dependendo da necessidade de aprendizagem e crescimento. E, aos que renascem em corpos fisicos diferentes da estrutura espiritual, que se denominam homossexuais, nada mais são que seres eternos em aprendizagem, como qualquer outro. Ou "Deus" seria injusto?

    ResponderExcluir
  4. Não acredito absolutamente que a humanidade esteja ameaçada pelo fato existir homossexuais e, portanto a pratica de sexo não reprodutivo. É uma visão muito estreita, comum entre fundamentalistas religiosos que tem um visão maniqueísta do mundo: oito ou oitenta. A diversidade é algo próprio da natureza, que se reinventa sempre e evolui para novas formas e estratégias. Homossexualismo é bem descrito entre centenas de espécies de animais e é um forte testemunho da flexibilidade que a natureza exibe quanto a essa questão.

    ResponderExcluir
  5. Se é orientação a orientação deve ser eliminada, visto como estímulo a anormalidade e desnaturalização do indivíduo. Caso genética o desenvolvimento dos desejos naturais devem crescer não necessitando de influência externa anômala. Sou contra ao "suporte" "educacional" que nada mais é do que uma forçação da comunidade homossexual para desviar pessoas, corrupção do bem comum, para satisfação das necessidades extravagantes.

    ResponderExcluir
  6. E pessoas que tem relação com animais, também são forçadas geneticamente a isso??
    Fiz esta pergunta ao pseudo geneticista Eli Vieira e até hoje não tive resposta...

    E os vários casos de gays que voltam a ser homens como este exemplo; onde está a imposição genética aí?
    http://www.midiasemmascara.org/artigos/ciencia/13900-sobre-as-terapias-reparativas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cícero, provavelmente o Eli não respondeu porque a pergunta é muito, muito ruim.

      Excluir
    2. Cicero aproveita esse martelo e vá chupar pregos!!

      Excluir
    3. Deixa de ser burro, os gays continuam homens, lésbicas continuam mulheres. Ser gay não é um gênero, e sim uma variação da sexualidade. Se ninguém nasce gay, com certeza ninguém nasce hetero, como que alguém escolhe ser gay? Como que alguém escolhe sentir atração por alguém do mesmo sexo? Então todos nascem heterossexuais e do nada desviam a sua sexualidade para a homossexualidade?! Que louco!! Sobre sentir atração por animais existe provas que pode ser mudado, já ser gay não existe prova que funciona, essas terapias só causam sofrimentos, isso está mais do que provado, a maioria das pessoas que tentaram mudar ficaram depressivas, não é porque funcionou com uns que funcionará com todos. Porque também não fala sobre as pessoas que participavam dessas terapias e não conseguiram a tal cura? E os heterossexuais que vivem a vida inteira em casamentos heterossexuais apenas para agradar a família e a sociedade mas vivem uma vida dupla com traições, pois nao conseguem parar de sentir atração por alguém do mesmo sexo. O que ocorre é a bissexualidade, essas pessoas que se dizem estarem curadas, podem estar apenas vivendo um relacionamento heterossexual, como pode viver um relacionamento homossexual. A verdade é que essas terapias não existe prova alguma de sua eficácia, quem se diz curado geralmente são pessoas religiosas que querem impor que existe cura, mas a verdade é que mais da maioria não consegue deixar de sentir atração por uma pessoa do mesmo sexo. Enquanto isso, Robert L. Spitzer, considerado por alguns como o pai da psiquiatria moderna, pediu desculpas por ter alegado que a cura gay era possível e ter feito estudos tendenciosos contendo esta alegação. http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2012/05/20/famoso-psiquiatra-pede-desculpas-por-estudo-sobre-cura-para-gays.htm

      Excluir
  7. Ou não respondeu porque a pergunta é muito, muito constrangedora... (xeque-mate).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, também é constrangedora. Pelo menos eu ficaria constrangido ao formulá-la.

      Excluir
  8. Precisávamos deste nível de pesquisa científica para não MATAR os homossexuais em nome de Deus. Que beleza de humanidade.

    ResponderExcluir
  9. O geneticista americano Francis Collins, um dos responsáveis pelo programa Genoma:
    O respeitado cientista diz em seu livro, “A linguagem de Deus: Um cientista apresenta evidência de que Ele existe”, que a homossexualidade é influenciada pela genética, entretanto, não é conectada ao DNA. "Uma área de particular interesse público é a base genética da homossexualidade, evidências de estudos com gêmeos, de fato, a conclusão de que fatores hereditários desempenham um papel na homossexualidade masculina, no entanto, a probabilidade de que o gêmeo idêntico de um paciente homossexual também seja gay é de cerca de 20% (em comparação com 2-4% de machos na população geral), o que indica que a orientação sexual é influenciada geneticamente, mas não conectada por DNA, e que, quaisquer genes que estejam envolvidos representam predisposições, não predeterminações", diz o respeitado cientista em seu livro.

    ResponderExcluir
  10. "um paciente homossexual"??? Qual doença ele tinha?

    ResponderExcluir
  11. Um dos significados da palavra paciente é: [Filosofia] "O que recebe ou sofre a ação de um agente". No caso, a ação de ser estudado, analisado. Vale ressaltar que "pacientes heterossexuais" também foram analisados e estudados. Já ouviu falar que a doença começa primeiramente em se acreditar que é doente? Tem muito hipocondríaco de alma por aí!!

    ResponderExcluir
  12. Silas Malafaia, não errou. Ele simplesmente, não disse que existem outras coisas que podem aumentar a probabilidade do indivíduo ser homossexual. Tem muita gente assim como você que saem julgando todo mundo sem saber de NADA. O pastor Silas Malafaia, não queria interferir na sexualidade de ninguém. Mas em nossa sociedade atual, temos lidado com uma ditadura gay que os privilegiam, e querem nos forçar a ver o homossexualismo, como algo normal. Do mesmo jeito que quem acha que é normal, merece ser respeitado, que acha que não é, não merce também não? O homossexualismo, é uma prática aprovada desaprovada dependendo da cultura, assim como várias outras práticas. Por isso, se tem na minha Bíblia que homossexualismo e pecado, eu tenho direito de acreditar nisso. O Pr. Silas Malafaia foi falar disso primeiramente nenhum cristão suporta mais a mídia inteira nos julgando homofóbicos, sem saber de nada sobre nós ou sequer nos respeitar. O que Silas Malafaia foi fazer, foi desmentir muitas mentiras que são usadas como argumento por muitas pessoas. E eu acho até interessante, você dizer que não podemos trocar o Estado de Direito previsto na Constituição pelas orientações dos livros religiosos. Porque, isso é ridículo, pois todos sabem, que não queremos isso, e sim sermos respeitados por crer que é erronia a prática do homossexualismo. Achei interessante você dizer isso, porque são exatamente os homossexuais que querem que todos vejam o homossexualismo como algo natural. Você gostaria que sua filha de 5 anos visse duas mulheres se beijando? Pois é, enquanto você defende o que os ativistas dizem, nós temos que dizer para nossos filhos que um casal gay se beijando em lugar público é normal. Você fala como se os cristãos desrespeitassem os homossexuais. Mas olhe o que eles fazem com as religiões cristãs:http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/protestos/2013/cobertura/ então antes de chamar de assassino a vítima. Se informe antes de falar. Você está sendo exatamente aquele fantoche que a mídia quer que você seja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Você gostaria que sua filha de 5 anos visse duas mulheres se beijando?"
      Já viu, não perguntou nada. Aos 5 anos viu apenas duas pessoas que gostavam uma da outra. Felizmente cresceu e continuou não vendo nada de especial.

      Excluir
    2. Se sua filha ver duas mulheres se beijando você vai ensinar que é normal e ela vai crescer achando que é normal e vai respeitar, isso não quer dizer que ela vai ser uma lésbica. O problema de vocês é achar que isso é influenciado. E o que falar dos pais homossexuais que tem filhos e nem por isso esses filhos se tornam gays?

      Excluir
  13. Pegando o gancho da própria pesquisa feita por quem publicou, porque não encontrei quem assinou, vou citar esta parte que me chamou atenção, porque se alguém fica comprovado que tem diabetes, então esta pessoa não é tratada, do texto, (Cientistas descobriram que ao redor da molécula de DNA existe uma “nuvem” de proteínas que tem como função ligar e desligar certos genes. Essas proteínas recebem o nome de marcadores epigenéticos (MEs). São eles que determinam se um gene vai estar ativo ou não. No pâncreas eles ligam o gene para produzir insulina, no coração e outros órgãos eles o desligam. Assim, a ação dos MEs passa a ser quase tão importante quanto os próprios genes.

    À diferença dos genes, que passam de pais para filhos, acreditava-se que os MEs eram zerados na hora da formação de um novo ser (no momento da fecundação). Mas nos últimos anos ficou claro que em alguns casos a informação epigenética não é completamente eliminada e algo passa para os descendentes.

    Isso tem consequências importantes. MEs podem ser formados em resposta a acontecimentos específicos durante a vida do indivíduo. Em situações de fome intensa, por exemplo, podem ativar genes que potencializem o aproveitamento da pouca comida que é ingerida. Se esses MEs passam para o filho, os genes deste também serão ativados de forma que uma dieta normal poderá gerar um quadro de obesidade (no filho), já que os genes –ativados pelos MEs paternos- continuarão passando a instrução de aproveitar ao máximo cada grama de alimento ingerido.

    Em um artigo recente cientistas postularam que este mecanismo poderia também estar implicado com aspectos de preferência sexual. Em situações normais, o embrião em formação cria MEs que o protegem da flutuação dos níveis de testosterona da mãe. Altos níveis de testosterona durante a gravidez podem masculinizar embriões femininos, e da mesma forma baixos níveis de testosterona feminizar embriões masculinos afetando a conformação dos genitais e até a preferência por parceiros sexuais na vida adulta.
    Assim, MEs trabalham ligando e desligando genes para neutralizar os possíveis efeitos nocivos da flutuação de testosterona.) A pesquisa foi de vocês mesmos, outra coisa ao Caril Amaral, a Bíblia deve ser respeitada pois além de ser tudo que você já conhece, ela existe há quase 1600 anos, não é um livro qualquer, então fora a sua indignação ao que você acredita, respeite as coisas de Deus, algo que você não conhece, pois se conhecesse você brigaria falaria de qualquer coisa menos tocar no que você não conhece.

    Muito grata pela atenção
    Rose Guimarães

    ResponderExcluir
  14. Haa eu nao sei de mais nadaa....Queria Deus na minha vida e sou homossexual....
    Entao eu devo me convencer q vou para o inferno? :'(
    E' triste saber disso pois eu nao roubo,nao mato,nao falo mal das pessoas (como mts cristaos falam) a biblia diz que mais vale uma alma do que o mundo inteiro,acho q a minha alma nao vale isso,pois eu amo uma pessoa "errada", quando li a biblia eu me iludi entao,ao ler que Deus nao faz acepçao de pessoas eu me alegrei,mas era td mentira entao (eu escrevo chorando) pois tem mts "cristao" mentindo,chingando e.odiando as pessoas nao usando o amor q Jesus ensinou ter e vao para a vida eterna...e eu que sou considerado chato por so falar a verdade,nunca saiu um palavrao da minha boca (porq minha educaçao foi otima),trabalho cuidando de pessoas carentes (inclusive falo do amor de Cristo) e pratico com td tipo de pessoa o amor q Jesus ensinou...vou pro inferno....uma hora eu me mato pra acabar com isso logoo :'(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem disse que você não pode tê-lo? Meu querido(a), existe uma igreja nos EUA onde está escrito na entrada: proibida a entrada de pessoas perfeitas. Isso porque não existe ser humano perfeito. Ame ao Senhor, pela a direção dele em jejum e ele falará contigo!

      Excluir
  15. Anônimo, menos drama :) . A bíblia é um livro escrito por humanos ha uns 3500 anos, carregando todos os erros e preconceitos desse tempo. Teu problema não é tua orientação sexual, e sim acreditar que esse livro é a palavra de algum deus. Vá viver tua vida, seja feliz, e tente fazer feliz aos outros. Se um deus te castigar por isso, bom, então ele não merece nossa companhia mesmo, vc não acha?

    ResponderExcluir
  16. obg Roelf Cruz pelas palavras!
    Ja me preparei p me matar uma vez (ee quase morri) mas e' sempre nisso q penso,tenho medo de ir pro inferno por tirar minha vida,enquanto q se eu viver minha VIDA e amando Cristo e falando as naçoes o amor e o juizo dele poderia ser salvo...Pois aprendi que a salvaçao e' individual!

    ResponderExcluir
  17. Cícero, para de mandar versículos bíblicos :) Eu não vou postar. Este não é lugar para isso.

    ResponderExcluir
  18. Meu nome e Raul nao sou gay mas a historia de amizade de jonata e davi na biblia e mt colorida eim
    Davi disse que o amor de jonata era melhor do q o das mulheres
    FONTE 2 samuel 1:26 leia tbm a historia 1 samuel 18 "amizade bastante colorida"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disse bem amizade... a bíblia não diz que tiveram relação sexual... isso não os torna homossexuais. Davi inclusive teve filhos correto. E não tem como ter filhos de relação homo... Portanto Davi não era gay... não tem como provar isso... Davi estava se referindo ao amor fraterno... Se for assim, eu posso dizer que vc é gay, se você disser que ama seu pai... ou vc não ama seu pai ????

      Excluir
    2. Prezado, se Você ler todo o verso vera que que diz o seguinte...
      "Sua amizade era, para mim, mais preciosa
      que o amor das mulheres"
      O que deixa bem claro que:
      1º- Ele inicia chamando-o de IRMÃO.
      2º- Ele identifica uma AMIZADE PRECIOSA e não uma relação prazerosa.
      3º- Por certo o amor Paterno, Materno, e de irmãos são muito maiores do que de "mulher" e em um âmbito natural e normal não se associa "mulher" apenas a sexo e tão pouco o que sentimos pelos PAIS E IRMÃOS estão associados a sexo e isto se aplica também a quem opta pelo homossexualismo.
      E se você me permite, NÃO brinque com a FÉ dos que creem na Bíblia sem a conhecer ou lela por completo pois você estará ofendendo ao autor da mesma, e um texto fora do contexto gera um pretexto.
      ACONSELHO a você e a TODOS Ler a BÍBLIA TODA pois ao contrario de criticas ela lhes trara muito esclarecimento, paz, respeito e vida. Pois é o que nela contem.
      Agradeço a todos e peço desculpas se fui ofensivo.
      "DEUS OS ABENÇOE" E SAIBAM QUE OS ENSINOS DELE INSERIDOS NA BÍBLIA SÃO PARA NOS CORRIGIR, REPREENDER E NOS PROTEGER POIS ELE AMA A TODOS, ATEUS, CÉTICOS, HOMOSSEXUAIS, HETEROSSEXUAIS ETC.. O QUE ELE REPUDIA SÃO OS ATOS QUE ERRADOS QUE A BÍBLIA NOS MOSTRA.
      PARA ELE SOMOS TODOS IGUAIS E EM SEU AMOR ELE QUER QUE SEJAMOS FELIZES, POR ISTO ELE NOS DEU O LIVRE ARBÍTRIO E PARA SERMOS FELIZES DEVEMOS USAR DE FORMA CORRETA ESTA LIBERDADE.

      Excluir
    3. E quem disse que ele era gay? Ele poderia ser bissexual. Isso era bem comum por esse lados. Acredito que ele era bissexual mesmo e a igreja tentou harmonizar como uma amizade.

      Excluir
  19. Tudo o que fora dito aqui, deve ser respeitado, assim como cada indivíduo! Ao meu ver, todos somos livres para fazermos nossas escolhas. Eu já experimentei "gostar" do mesmo sexo, e garanto que isso não é nada bom. Todos somos movidos -quer queira ou quer não- direta ou indiretamente pela sociedade em que vivemos. Hoje em dia, todo mundo pode ser homossexual porque a sociedade diz que isso é natural, a ciência diz que é natural. Não somos donos do nosso próprio pensamento. Anos atrás, a AIDS segundo os médicos, poderia ser transmitida por um simples beijo. Hoje,não. Tudo ao nosso redor está em constante mudança. Nada sobre o que somos, por mais que queiramos acreditar é concreto. A ciência nos é muito útil, mas ainda é muito vazia. Ainda não nos preenche. Mesmo se acreditarmos que o homossexualismo seja algo genético, ainda será um erro. Pois fomos criados( ou surgimos) para gerar a vida. Percebamos como somos perfeitos um para os outros, como homem e mulher, pois temos um dom que nos torna únicos. Não pode ser natural, o que destrói o indivíduo. Não pode ser natural, o que vai além do que somos. Não pode ser natural, o que nos faz extintos. Não pode ser natural o que não nos preenche. Não pode ser natural o que nos proporciona apenas momentos. Tenho por mim, uma prova viva.

    ResponderExcluir
  20. Bem o que vejo aqui é dúvida sobre o que é fato científico. Bem se a própria ciência que usa o modelo de observação e comprovação, diz através da genética, UNICA vertente da ciência capaz de COMPROVAR que não existe um gene de ordem homossexual, como então dizer que Silas Malafaia está errado como consta no título? Ele está baseado no que Genética conseguiu encontrar até agora. Gene masculino e gene Feminino. Vc não pode sair dizendo uma bobagem destas, que ele está errado. Se algum juiz tivesse que dar um veredito, sobre esta causa, como seria o resultado? Um fato provado pela ciência (genes masculinos e femininos), ou esta tese bem fraca de uma POSSÍVEL interação dos marcadores epigenéticos (MEs) com determinadas células. aaaahhhhh faça-me o favor.... Argumento fraco este seu... os nomes são difícies de pronunciar, conotam até certo grau de cultura e conhecimento, mas na prática vejo que este seu artigo é tendencioso e fraco no tocante observação científica. Vc deveria retirar do título, a palavra ciência pois eu ja vi que você não sabe o que isto significa. Lamentável seu discurso... desculpe mas tive de me pronunciar

    ResponderExcluir
  21. Eu concordo com você, eu odeio pessoas que usam a religião para atacar os homossexuais, nós temos o direito de nos relacionarmos com quem nós mais gostamos e não com que diz um livro escrito a dois milênios atrás.

    ResponderExcluir
  22. Se o Mes é quem determina o homossexual, seria ele uma falha da natureza e a extinção da raça humana, visto que os homossexuais não se reproduzem com os da mesma sexo?

    ResponderExcluir
  23. Então a homossexualidade é agora uma anomalía genética? Na verdade, ela seria agora um desequilíbrio no nível de testosterona materno ou uma transmissão errônea dos MEs paterno? Algo que deu errado, que saiu fora do normal? É isso mesmo? Não me diga?!
    Agora a homossexualidade passou de ser considerada uma DOENÇA MENTAL para ser considerada uma DOENÇA GENÉTICA?

    Qualquer um que se diz cristão que agrida verbal e/ou FISICAMENTE uma outra pessol está indo de encontro aos princípios cristãos; sendo assim, negando a fé em Jesus Cristo, nosso Salvador.
    Mas, só por que você pode não concordar com a minha opinião acima, não quer dizer que você está me privando o direito de liberdade de opinião, né. Só reforça ainda mais o nosso direito de democracia.
    Do mesmo jeito que você pensa e não quer que eu te impeça; olha, eu também pensou(mesmo que você ache que não, pq eu sou uma ser pensante igual a você) e não quero jamais ser forçado a seguir seus pensamentos, caso você seja a favor da homossexualidade. Democracia é... isso, né?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bobagem. Que fatores genéticos ou epigenéticos possam provocar doenças não significa que a homossexualidade seja uma doença, mesmo por que toda a sexualidade (da qual tanto a homo como a heterossexualidade fazem parte) tem também por base esses mecanismos. O estudo citado simplesmente indica um mecanismo biológico que pode interferir na preferência sexual.
      Já sua dúvida sobre se achar ou não um ser pensante está na sua cabeça, não na minha. "Cristianamente" (mesmo sendo ateu), prefiro não julgar para não ser julgado.
      Obrigado pela visita.

      Excluir
  24. Não tem essa de Bíblia pois nela podemos encontrar tudo que não tem veracidade. Segundo o cristianismo, o mundo é mundo a só 30 mil anos apenas, isso é pura enganação da industria da fé, e esses argumentos foram criados numa época em que não se conheciam os segredos da existência do universo e até mesmo do nosso sistema solar. Os ditos lideres religiosos inventaram de tudo pra ter poder e até hoje controlam um bando de "bitolados", ignorantes que não percebem o que religião foi criada pra satisfazer uma necessidade humana de que tem que se acreditar em algo após a vida para não enlouquecer e não entrarmos no caos, é sim, caos...porque o ser humano é extremamente imperfeito e moldável, acreditam em tudo que seja feito pra mostrar que pra se ter salvação temos que seguir o que o "pastor" manda, aí fica fácil pra os vagabundos controlarem a população e terem poder. A própria igreja muda de tempos em tempos, aceitando o que antes não era aceito, insinuando que Deus fez uma revisão no que antes ele condenava e de uma hora pra outra liberou e mudou seus conceitos.
    Dessa forma essa questão de religião é balela. Se notarmos com sensibilidade a evolução das especies vamos entender bem melhor que homossexualismo é anti natural, uma especie que evolui errado acaba sucumbindo no seu próprio erro. Esse "defeito biológico" nos levará ao caos em breve, no futuro, machos e fêmeas de humanos vão simplesmente parar de se relacionar, e com isso a vida de nossa espécie ficará comprometida, pois pelo que eu saiba, humanos não podem procriar sozinhos. É lamentável saber o quanto a raça humana é limitada nos pensamentos futuros, pois estamos destruindo esse planeta ambientalmente, e agora vamos passar a nos destruir, estamos condenados a extinção se continuarmos evoluindo dessa forma.É simplesmente uma questão cultural, pois filhos adotivos criados por casais de mesmo sexo irão seguir os exemplos dos pais (ou das mães), isso é natural pq os filhos sempre seguem os exemplo dos pais. É lamentável saber que hoje homossexualismo é aceitável e num futuro próximo será quase obrigatório, e se antes os homossexuais eram perseguidos, no futuros nós héteros é que seremos caçados. A natureza é como um organismo vivo, e sabemos que assim como num organismo, a natureza possui suas defesas contra algo que ameace a sua saúde, e com certeza pagaremos com nossa extinção.

    ResponderExcluir
  25. É isso aí, pessoal!!! Homossexualismo ou homossexualidade é normal. Não tem nada de errado. Como dizem, é uma porcentagem pequena para que a espécie não seja extinta!!! Está certinho tal pensamento. É natural. Extremamente natural. Corretíssimo!!! Continuem assim. Apoiem seus filhos, se por acaso perceberem que eles tem tal tendência de serem "aquela porcentagem da espécie" que existe em todas as espécies animal. Tremenda descoberta. Continuem assim, é um belo pensamento. Natural, como dizem!!!! Parabéns!!! Existem várias espécies animais que realizam práticas homossexuais, não é???? Então, nós como seres humanos, que também nos classificamos na ordem animal, somos iguais. Façam isto pessoal, apoiem, é correto, é natural. Homem com homem, mulher com mulher, tranquilo...Apoiem seus filhos também, se acaso tiver um. É normal, é natural!!! Eu por exemplo, vou transar com uma vaca!!! Uééé...estão estranhando??? Vão me discriminar??? Eu acho normal!!! Vamos fazer tudo que queremos. Tudo é natural. É lícito. Este negócio de Deus é babaquice. Não temos prova que existe!!! A bíblia é um papel que passou de mão em mão até chegar nos dias atuais. Besteira. Coisa de idiota!!! O que interessa é o que a ciência prova, ou quase prova. Homem com homem é normal, natural, como outras espécies. Macacos, libélolas, girafas. É normalíssimo. Naturalistas...fiquem com suas verdades. Idiotas são as pessoas cristãs, que são homofóbicas, e outras idiotas mais!!! Amanhã, a gente vê quem estava certo. Por enquanto, homo e hétero...com paciência, dá para viver sob o mesmo teto!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Idiotas são as pessoas cristãs, que são homofóbicas,..."
      Cuidado, não inclua todas as pessoas cristãs entre as homofóbicas. Seria injusto. É só uma parcela.

      Excluir
  26. eu em,to fora,amanha veremos os frutos de tudo isso...preparem-se para arcarem com as consequencias de suas escolhas,afinal sao livres...

    ResponderExcluir
  27. Olá Roelf! Meus parabéns pelo site e por compartilhas estes fatos. Pela paixão e minuciosidade como fala deles, sinto-me muito a vontade em fazer-lhe uma pergunta. Muito legal mesmo essas descobertas, acredito que vão nos ajudar a melhorar a forma como observamos o mundo. Mas enfim, a minha pergunta é: como a mãe pode estimular em seu corpo menos ou mais testosterona? Porque isso acontece, será que tem a ver com as coisas que acontecem ou aconteceram com ela. Será que isso está vindo de nosso processo evolutivo?
    Obrigada, desde já agradeço pelo seu blog, por suas palavras e por sua dedicação ao trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "Anônima" :) . Obrigado pelos elogios todos. Sobre tua pergunta, não teria condições de responder. Quem sabe um especialista em medicina fetal eu endocrinologista. As tentativas de controle hormonal são sempre perigosas porque os sistemas de feedback acabam sendo alterados e levam a desequilíbrios importantes. Não conheço uma forma natural que uma mulher grávida possa ter controle sobre o nível de testosterona, embora a testosterona biodisponível seja suscetível à concentração de alguns elementos químicos no sangue (como o boro, por exemplo). Sobre os aspectos evolutivos relacionados com a homossexualidade, escrevi algo sobre isso aqui: http://ciencia.folhadaregiao.com.br/2015/06/homossexualidade-e-nao-natural.html
      Beijo, volte sempre.

      Excluir
  28. Concordo com partes, mas outro tópico que no fim termina indicando que religião é ruim é contra a evolução, contra tudo, sabe, para mim isso é uma forma de transferir o preconceito de uma classe p outra, de homossexuais para teistas. A religião é opção, um homem pode escolher se quer ser cristão, budista, ateu, ou inventar algo novo, algumas religiões são contra o homossexualismo, logo uma pessoa homossexual pode optar em não entrar ou entrar nela, na verdade o único culpado da homofobia dentro de uma igreja é a persistência de um homossexual querer mudar a crença que já existe a anos e está lá como opção, e também devemos saber diferenciar de quando estamos dentro de um local sagrado por uma religião e na rua, na rua devemos respeitar a opção do outro, a diferença do outro, ou seja, por mais "homofobico" que uma pessoa seja (E isso é opnião dela, então ela pode nao gostar de homossexuais) ela só precisa respeitar o direto do outro, mas ela n é obrigada a abrir mão de sua crença pra isso, ou seja, se ela agredir um homossexual, ela errou, mas se um homossexual entrar em su igreja e querer achar ruim porque lá existe "A cura gay", ele que está buscando encrenca e desrespeitando o outro.
    As pessoas precisam parar de ter preconceito com o outro, como alguns felicianos da vida, mas também precisam parar de alegar preconceito como justificativa para praticar o inverso, como o ato da cuspida de Jean, assim como acho errado você menosprezar alguém pela sexualidade, acho errado alguém que é desprezado usar isso como desculpa pra desprezar o outro, "ele me xingar, por isso vou xingar ele", isso é um absurdo, isso é hipocrisia, e isso impede que o mundo seja justo

    ResponderExcluir
  29. Bruce Bagemihl, biólogo, lingüista e escritor canadense, publicara um livro em 1999 intitulado “Biological Exuberance: Animal Homosexuality and Natural Diversity” (Exuberância Biológica – Homossexualidade Animal e Diversidade Natural), tratando sobre homossexualismo entre animais, desde insetos a mamíferos. Como exemplo mais próximo temos o termo veado que é utilizado no Brasil para identificar os homossexuais do sexo masculino, já que o próprio veado tem relacionamento homossexual entre machos antes de estes chegarem à puberdade.
    A palavra homossexual foi cunhada por Karl-Maria Kertbeny (escritor, poeta e ativista dos direitos humanos) em 1868 para descrever atração sexual pelo mesmo sexo e o comportamento sexual em humanos. Antes disso, o homossexualismo era conhecido como “a doença do padre”. Na antiga Grécia o comportamento homossexual masculino era tão comum como o relacionamento com mulheres, e não por isso deixamos de existir em 100 anos. E para finalizar, David o “querido” o “amado”, o maior rei de Israel, descrito na bíblia como tendo muitos “dons, como da música, da poesia e dos salmos”, não pode ser considerado de homossexual, já que homossexual é considerada uma pessoa com tendências sexuais pelo mesmo sexo, mas discreta. David seria considerado com o que é chamado no vulgo de “veado da porra”, já que não estava nem aí para esconder suas tendências sexuais.

    ResponderExcluir
  30. Hetero. Respeito o seu direito de opinar, mas a sua opinião é irrelevante. Pois a ciência lida com a verdade, e verdade não é democracia

    ResponderExcluir
  31. Muito interessante seu texto, bem esclarecedor. Gostei muito. Isso ajuda e muito a comunidade, mesmo os cristãos vendo que a sua bíblia estava errada o tempo todo, eles querem ainda sim dizer que a ciência está errada, mas por um lado eu até entendo o medo deles, já que passaram a vuda inteira acreditando em algo e do nada a ciência demonstra que eles estavam errados. No modo de vista da evolução não vejo como um problema, acredito que isso seria para controlar a humanidade, já que no Reino animal todos tem predadores para controlar os animais, porque com os humanos seria diferente?! Já que seria genético então não tem risco de acabar com a população, pois não é influenciado, o medo dos conservadores é por causa dos direitos que a comunidade homossexual vem conquistando e eles acreditam que isso vai influenciar as crianças, mas e as crianças que são criadas que por homossexuais e nem se tornam iguais.

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget